segunda-feira, abril 16, 2007

FADO DA LUZ

Música: Alexandre Augusto de Rezende Mendes (1886-1953)
Letra: 1ª quadra atribuível a Alexandre Augusto de Rezende Mendes; 2ª quadra de autor não identificado
Incipit: Tenho uma luz que me guia
Data: 1920

Tenho uma luz que me guia,
Mais doce que a do luar,
São os teus olhos, Maria,
Dá-me a luz do teu olhar.

Os teus olhos são tão tristes,
Tão magoados de dor,
Nunca eu vi, nunca tu viste,
Outros, assim, meu amor.

Canta-se o 1º dístico, repete-se, canta-se o 2º e repete-se.
Esquema do acompanhamento:
1º dístico: Fá M, 2ªFá 2ªFá, Fá M;
2º dístico: 2ªRé, Ré m 2ªFá, Fá M;

Informação complementar:
Composição musical estrófica em compasso quaternário (4/4) e tom de Fá Maior, feita por volta de 1920, na sequência de uma deslocação efectuada pelo autor a Paris-Cidade da Luz. Tema gravado em finais de 1929 por Alexandre de Rezende, acompanhado à guitarra por si próprio e por José Parente e, em violão, por Campos Costa (disco de 78 rpm Parlophone, B 33506).
Divaldo de Freitas, in Emudecem Rouxinóis do Mondego – 1ª Série, pág. 28, confirma a autoria da música.
Transcrição musical: Octávio Sérgio (2007)
Pesquisa e texto: José Anjos de Carvalho e António Manuel Nunes
Agradecimentos: Dr. Aurélio dos Reis

relojes web gratis