quinta-feira, agosto 17, 2006


Coimbra no Brasil Posted by Picasa
Para motivo de capa do roteiro da viagem artística da TAUC ao Brasil no mês de Agosto de 1925, o autor, Manuel da Câmara Leite (docente de Música no Liceu de Coimbra e regente da TAUC), escolheu uma gravura de D. Diogo de Reriz, datada de 1926 (Manuel da Câmara Leite, "Estudantes de Coimbra no Brasil", Coimbra, Coimbra Editora, 1926).
O trabalho assinado por Reriz é um dos mais notáveis da década de 1920, em nada inferior às ilustrações de Stuart Carvalhais, constituindo uma invulgar representação de uma serenata composta por três figurantes em marcha (um guitarrista e dois cantores).
A formação que complementou os saraus da TAUC no Brasil tinha a seguinte constituição:
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-Paulo de Sá e Artur Paredes (gg)
-José Monteiro da Rocha Peixoto e Guilherme Mendes Barbosa (vv aço)
-Agostinho Fontes Pereira de Melo, José Paradela de Oliveira, Lucas Rodrigues Junot e Mário Delgado (vozes)
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Notas: Mário Delgado e Guilherme M. Barbosa não integravam a formação inicial. Foram agregados durante a travessia do Atlântico. Embora Lucas Junot tocasse guitarra em afinação natural e fosse executante de "viola francesa" (=violão aço) na TAUC, na referida digressão actuava como membro do naipe das violas da TAUC e como cantor nos chamados "fados e guitarradas". O estudante Guilherme Mendes Barbosa, sócio da TAUC desde 1924, não é o relojoeiro/executante de violão+violino que gravou discos com Artur Paredes e teve papel importante na idealização das transformações que Artur Paredes viria a implementar na Guitarra de Coimbra.
Na viagem da TAUC ao Brasil, representaram a comunicação social António Ferro, pelo "Diário de Notícias", D. José da Câmara, pelo "Diário de Lisboa", e Dr. Octaviano Sá, pela "Gazeta de Coimbra". Para um estudo de época, será avisado ler as edições de Agosto/Setembro de 1925 dos referidos jornais.
AMNunes

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