sexta-feira, maio 20, 2005

Boas novas da guitarra portuguesa

Por Luís Filipe Penedo *

O aparecimento de uma edição com um Método de Guitarra Portuguesa, aos tantos anos, mais de 40, sobre um trabalho de objectivo similar, é já motivo de referência elogiosa e de alegria para todos aqueles que adoram tocar ou simplesmente ouvir a Guitarra Portuguesa.
Acresce que este Método do Paulo Soares está estruturado sobre uma vivência de ensino e de execução instrumental do seu autor que, de forma clara, transparece da sua leitura e constitui um valor adicional para quem nele se inicia.
De uma clareza, precisão e rigor exemplares, percorre os aspectos tradicionais com respeito, avançando para as técnicas que só hoje são possíveis pela contribuição genial de Carlos Paredes onde, sem concessões, a Qualidade é a nota fundamental.
É uma Guitarra de Coimbra totalmente emancipada da sua irmã de Lisboa que se apresenta e se afirma. Trata–se do primeiro Método para Guitarra de Coimbra que me é dado conhecer.
A junção e complementaridade das explicações com as pautas musicais, conseguida sem desprimor para a tradição de passagem pelo bem ouvir e pelo bem observar os executantes mais avançados, é uma tarefa totalmente conseguida. Traz também consigo, para o futuro, a documentação de peças indispensáveis em qualquer repertório de executante de Guitarra de Coimbra, com as reservas de liberdade da música popular, viva e permanentemente recriável.
Este método, cuja realização gráfica está ao nível do seu conteúdo, era necessário, indispensável mesmo, para corresponder ao trabalho de mais de 70 anos de executantes na arte da Guitarra de Coimbra e é ferramenta de privilégio para todos os que queiram aprender, aperfeiçoar ou ensinar a Guitarra de Coimbra.
Parabéns para o Paulo Soares pela sua dedicação e pela obra original e excepcional que nos lega, tão bem conseguida. Assim se dignifica a Guitarra de Coimbra e a Guitarra Portuguesa em geral. E, note–se, que se trata, evidentemente, de uma ferramenta de trabalho e não de uma obra para coleccionar.
O desafio está lançado agora, sobretudo aos jovens iniciados mas para todos nós, para compreender e aderir à arte deste instrumento musical de excepção, de raízes tão genuinamente portuguesas e matéria para a nossa identidade cultural.
E esperemos que este trabalho seja exemplo para outros e crie os seus seguidores, pois assim se constrói o futuro positivo da Guitarra Portuguesa.

* Presidente da Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado. Executante de guitarra portuguesa.

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